Dúvidas, perguntas e respostas, sobre sintomas, da disfunção da ATM ou DTM. Informações, mais detalhadas, sobre cada um dos sintomas, podem ser encontrados, no menu acima.

      Devemos salientar que, para melhor orientação e diagnóstico, recomendamos sempre, que agende uma consulta, para melhor avaliação.

1- Problemas de disfunções e sintomas, ocorrem em todas as idades?

      R: Sim pode ocorrerem em crianças de 6, 7 anos até pacientes com 90 anos de idade. O ideal é que esses casos, deveriam ser tratados antecipadamente, para não haver agravamento, dos problemas.

2- O bruxismo das crianças (bruxismo infantil) tem tratamento?

      R: Até os 6 anos é considerado normal, faz parte do desenvolvimento dos dentes, desde que ela não seja, hiperagitada. A partir dessa idade, se esse hábito do bruxismo ou do briquismo persistir, torna-se necessário o uso de uma terapia de apoio, que é feita com psicólogos e técnicas, como terapia conectiva comportamental.

      Vale ressaltar, que em crianças hiperagitadas e com bruxismo, a causa pode ser, “ apneia do sono”. A causa, desses dois problemas, quando gerados pela apneia do sono, pode ser devido a problemas nasais, rinites alérgicas, entre outros problemas.

3-As dentaduras (próteses totais), pode causar, ATM ou DTM?

      R: Pode, se a prótese total (dentaduras) ou parcial (pontes móveis ou fixas) não forem feitas corretamente ou se as dentaduras ou ponte móveis, tiverem muito tempo de uso, pelo desgaste, dos dentes artificiais e do rebordo alveolar, onde elas se apoiam. Também, podem aparecer sintomatologias e disfunções, nos seguintes casos:

a) Colocação de próteses fixas (pontes fixas) ou totais, feitas fora da posição de conforto, dos dentes, do paciente ou devido ao uso de prótese totais, gastas, devido a muitos anos de uso.

b) Nos casos de remoção de alguns dentes, que leve a perda da posição de conforto dento-músculo-articular e que não foram substituídos por próteses, entre outras causas. Devemos salientar que, a somente a substituição dos dentes ausentes, pode não ser suficiente, para melhora dos sintomas, pois devemos tratar das sintomatologias, “antes” de pensarmos, em novas próteses, pois podemos correr o risco de ter que refazer essas próteses.

4- O zumbido no ouvido (labirintite), tem tratamento ou cura?

      R: Se o zumbido no ouvido, for do tipo daquele que a gente tem quando desce a serra do mar e tampa o ouvido, entre outros tipos de zumbidos, podem ter origem muscular facial. Alguns tipos de zumbidos, no ouvido, podem ter outro fator, não muscular (todas pessoas tem zumbidos, só que são ignorados pelo nosso cérebro). Mas, mesmo para esses outros casos, em que a origem não é muscular, hoje em dia, tem tratamento.

5-A tontura, vertigem zumbido no ouvido (labirintite), tem tratamento ou cura?

      R: O termo labirintite é igual a labirinto mais "ite", que quer dizer inflamação ou infecção do labirinto são raras - o termo correto é"labirintopatia"), podem ter origem muscular. A maioria dos pacientes, relatam melhora das suas tonturas ou vertigens (chamadas de labirintite ou labirintopatia). O importante é saber, se a origem desses sintomas, é essa e não.

6-Os estalo, ruídos ou crepitações, tem cura ou tratamento?

      R: Na maioria dos casos conseguimos ótimos resultados, sem o uso de cirurgias. Só raramente, ela é necessária. Já na primeira avaliação, geralmente, conseguimos saber da necessidade ou não, de intervenção cirúrgica. Tem, desde que seja tratado, no início do problema, para se evitar um problema maior. Normalmente a presença de estalos ou creep (crepitação – som semelhante, a um papel, sendo amassado), já é indicativo de problemas.

7- Tenho que deixar de comer, alimentos duras?

      R: Não. São raros os casos, de restrição alimentar.

8- Esse meu problema é hereditário?

      R:Não, mas pode acontecer, como vários casos atendidos por nós, de parentes de uma mesma família, terem essa patologia.

9- As vezes, tenho dificuldade de abrir a boca. O que pode causar isso?

      R: Na maioria dos casos, essa limitação é um aviso, que a musculatura da mastigação está, no limite máximo do esforço, por isso ela “para de funcionar”, evitando um mal maior.

10- Ficar nervoso(a) e apertar os dentes durante ou dia ou noite, pode causar com dor no rosto, entre outros sintomas? Também, acordo de manhã, com dor. O que pode estar causando, isto?

      R: Provavelmente, você está com Bruxismo e Briquismo, associados com essa patologia. E, os sintomas, podem piorar nesses casos, porque os músculos que já estão sobre tensão, por não estarem na posição de conforto, são submetidos a um esforço maior, aumentando a dor. Isso é valido para os pacientes que rangem ou apertam, os dentes.

      Nesses caso usamos terapias, associadas ao tratamento da disfunção, da ATM.

      O bruxismo e o briquismo é um problema, praticamente emocional, que é o ranger ou apertar os dentes (a causa não é os dentes – os dentes servem como uma válvula de escape, para o estresse e outros problemas emocionais). Por isso que as placas de acrílico ou de silicone, acabam rasgando ou quebrando, devido a causa emocional, o estresse ou a ansiedade, que não foram eliminados.

      Hoje em dia, é usado outras técnicas, no lugar da hipnose, por exemplo (ao qual nossa clínica, foi a primeira a divulgá-la para uso odontológico, através de cursos e palestras pelo Professor Dr. JJ Barros em 1954), para os casos de Bruxismo, Briquismo e também, nas Fibromialgias, que são aplicados hoje em dia e possuem, melhores resultados.

11- Mesmo tomando remédios, para a enxaqueca (ou cefaleia), as dores retornam, depois de um certo tempo?

      R: Sendo as sintomatologias, relacionadas à dor nas ATMs, geralmente de origem "mecânica" (isto é, a musculatura da mastigação não esta, na posição de equilíbrio e conforto), essas dores tendem a retornar, logo após cessarem os efeitos, desses medicamentos.

12-Sentir dor de ouvido e não encontrar a causa.

      R: As dores nas articulações temporo mandibulares, podem causar dor reflexa, dentro dos ouvidos, mas, na realidade, elas podem estar sendo originadas “à frente do ouvidos”. Esse problema, já é indicação que algo, não esta indo bem.

13-Nevralgia do trigêmeo, o que pode ser feito para melhorar, esse problema?

      R: Existem vários tipos e causas de nevralgias do trigêmeo. Elas geralmente, provocam dor intensa e, às vezes, geram perda de sensibilidade, de parte do rosto, como por exemplo, de parte do lábio. Algumas dessas nevralgias do trigêmeo, podem ter origem por problema musculares, pela compressão de um nervo pelo músculo. Outras, a origem pode ser causado pela compressão, do nervo por uma artéria, na base do cérebro.

      Se a compreensão é pouca temos dores intensas, geradas nos músculos, em volta do nervo afetado, devido a eles, entrarem em espasmos (câmbras musculares). Se a compressão é forte, temos a parestesia ou adormecimento, em uma região, da face. Nesses casos, usamos medicamentos e tratamentos fisioterápicos e, não havendo melhora é usado tratamento cirúrgico (atualmente, é dado preferência para o uso de técnicas cirúrgicas que reduzem as parestesias – adormecimentos permanentes de certas áreas do rosto, que geralmente acontecem com as cirurgias tradicionais, quando é feito o corte no nervo).

      Esses tratamentos cirúrgicos atuais, como radiofrequência ou balonetes, são feitos pelos neurologistas, são rápidos e, com grande índice de resultados.

14- Tenho dor de cabeça, o que faço?

      R: A maioria das dores de cabeça (existe mais de 130 tipos, de acordo com o último congresso sobre dores de cabeça), são originadas de problemas musculares, que respondem a mais de 90% dos casos, de acordo com as últimas pesquisas nos Estados Unidos. Essa maioria, são as dores de cabeça do tipo das enxaquecas e cefaleias tensionais. Sendo essa dores de origem musculares, não são originadas de problemas ou alterações no cérebro. No exame inicial, geralmente, já ficamos sabendo se a origem desse seu problema é devido à desequilíbrios musculares. O tratamento da enxaqueca (ou cefaleia), gerado por problemas musculares, visa promover o reequilíbrio muscular, promovendo assim a melhora desses sintomas de dor de cabeça.

15-Enxaqueca (ou cefaleia) de um lado da cabeça (chamada de migrânea), que piora geralmente ao ficar nervoso.

      R: Esse é um caso típico de enxaqueca muscular-tensional associada a problemas musculares e estresse. Quando, estamos sobre estresse geralmente, inconscientemente, apertamos ou rangemos os dentes, aumentando a fatiga e dor, nos músculos.

16- Tomar remédio, resolve?

      R: A maiorias dos remédios utilizados para esses problemas, só removem temporariamente, a dor e não as causas, desses sintomas. Por isso que, passado o efeito dos medicamentos, normalmente retornam, os sintomas.

Posição de conforto. O que é:

       Se os dentes, se não estiverem na posição de conforto, podem acabar desequilibrando, os músculos, articulações e ligamentos, levando a vários sintomas, que melhoram, ao recuperarmos a posição de conforto, perdida.

      Abaixo, descrevemos diversos tipos de sintomas, comumente relatados:

A) Sintomas de origem muscular:

      1- Certos tipos de zumbidos.

      2- Sensação de ouvido tampado. Diminuição auditiva, sensibilidade auditiva ou dificuldades, no entendimento, de certos sons.

      3- Tontura, tonteira ou vertigem (chamadas de labirintite).

      4- Dores de cabeça (como nas enxaquecas, cefaleias ou migrâneas).

      5- Dores no pescoço, ombros ou nuca.

      6- Sensação de aperto ou incomodo na garganta.

      7- Fotofobia (aversão a luz). Dores nos olhos. Vista embaçada.

      8- Dores no peito.

      9- Enjoos.

      10- Limitação de abertura da boca (quando essa limitação, é de origem muscular).

      11- Certos casos de nevralgia, do trigêmeo.

      12- Problemas patológicos ou originados por trauma nos músculos da face.

B) Sintomas de origem articular:

      1- Estalos e crepitações, nas articulações.

      2- Luxação ou sub luxação, da articulação temporo mandibular.

      3- Problemas patológicos ou originados por trauma articular.

      4- Sintomas de dor, de origem articular (podendo causar dor reflexa no ouvido).

      5- Limitação de abertura ou fechamento, quando a origem é articular (artrose, por exemplo).

C) Outros tipos de sintomas:

      Problemas emocionais, como a sensação de estar aérea ou como a cabeça, fosse um balão ou dificuldade de se concentrar, nos afazeres (prejudicando muito, a qualidade de vida, do paciente).

D) Sintomas originados por vícios parafuncionais ou profissionais:

      São os problemas gerados pelo bruxismo ou briquismo ou outros hábitos, que possam levar o paciente, a ter problemas musculares e articulares (descrito em bruxismo e bruxismo e, em o que é a ATM ou DTM, no menu abaixo).

      Obs: um paciente pode apresentar um só sintoma ou mais, dos sintomas descritos acima.

É necessário, que o profissional, tenha bastante experiência no diagnóstico dos sintomas, para diferenciar os problemas de origem muscular- articular, de outros causas.

      Nós estamos localizados, em São Paulo, capital. Mais de cinquenta anos, no diagnóstico, tratamento e estudos; com centenas de pacientes atendidos, com esses problemas aos quais se encontram livres, de seus sintomas.

      Se você tem algum desses sintomas, talvez possamos ajuda-lo(a), a ficar livre, deles e sem o uso, de medicamentos. Ligue ou escreva, para nós ou agende, sua consulta.

      Nós estamos localizados em São Paulo, capital, dedicados no diagnóstico, tratamento e estudos; com centenas de pacientes atendidos, aos quais se encontram livres, de seus sintomas.

      Atendimento por telefone: (11) 2296-4943 ou (11) 2092-6159, para esclarecer suas dúvidas, orientações ou caso deseje agendar um horário, para melhor podermos avaliar, os seus sintomas.

      Atendimento, por E-mail: jjbresp@uol.com.br -Coloque, se desejar também, o seu telefone e o nome de sua cidade. Retornaremos o mais breve possível.

 

Consultório Dr. Luiz Barros.
Prof. Dr. JJ Barros
(
-50 anos-)

Rua Miguel Venditi 56 - São Paulo - capital
Pioneiro no tratamento da ATM, dentistas
Site: http://www.atm.hostmidia.com.br

 

Nossa sala de visita

Nossa sala de visita

Proibida a reprodução, das imagens ou texto, para fins comerciais. Para fins não comerciais, tem de citar a fonte e colocar um link para essa página. Permitido a impressão, em papel. Direitos autorais reservados.